Fique por dentro...

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

All of Jazz na Vila Olímpia recebe Adylson Godoy e Gerson Galante para uma noite com Samba Jazz

Adylson Godoy e Gerson Galante (Samba Jazz)


No próximo dia 27 de setembro, às 22h30, o All of Jazz, em São Paulo, será palco de um evento único, unindo dois grandes nomes da música brasileira: o pianista Adylson Godoy (morador há mais de 40 anos na Vila Mariana) que comemora 70 anos de uma prolífica carreira, e o saxofonista Gerson Galante, que celebra 50 anos de trajetória musical. Esse show, que promete trazer uma mistura inigualável de Jazz e Samba Jazz, é uma prévia do projeto "Encontro de Gerações," previsto para 2025. O objetivo é aproximar novos talentos emergentes da música às composições consagradas de Adylson Godoy.


Nahame Casseb (bateria), Sergio Oliveira (baixo), Thiago Rocha (piano/voz),
Marcella Vasconcellos (violão/voz), Claudia Souza (voz)


Com um repertório especial, que inclui releituras de clássicos como "Zimbo Samba," "Samba 40 graus," e "Marito," o show promete envolver o público com interpretações cheias de energia e musicalidade refinada. Além de Godoy no piano e Galante no saxofone, o quarteto é completado por Sérgio Oliveira no contrabaixo e Nahame Casseb na bateria, formando uma base instrumental de altíssimo nível. As participações especiais dos cantores Thiago Rocha, Marcella Vasconcellos e Claudia Souza trarão ainda mais brilho à noite, com interpretações emocionantes de sucessos compostos por Godoy.

Gerson Galante, que começou sua carreira musical ainda criança, traz sua vasta experiência ao lado de Adylson Godoy, cuja carreira é um verdadeiro marco na música brasileira. Este espetáculo não apenas celebra o passado, mas também aponta para o futuro da música, com o "Encontro de Gerações" prometendo unir o legado de Godoy com os novos sons e talentos que estão surgindo no cenário.

As reservas para este show imperdível podem ser feitas pelo telefone (11)3849-1345 ou via WhatsApp nos números (11)99271-2256 e (11)99401-9571. O All of Jazz está localizado na Rua João Cachoeira, 1366, Vila Olímpia, e é conhecido por oferecer uma experiência íntima e sofisticada aos amantes da boa música.

 

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Encontro com Curadores do Museu do Ipiranga: Reflexões sobre as Artes do Cotidiano


No dia 24 de agosto, o Museu do Ipiranga recebeu um encontro marcante para discutir as interações entre mobiliário e a vida cotidiana, através da exposição temporária "Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo". Com entrada gratuita, o evento atraiu visitantes interessados em entender como os móveis, que compõem nosso cotidiano, moldam e refletem a sociedade brasileira ao longo dos séculos.

Um Diálogo com o Público

Os curadores da exposição, incluindo Giancarlo Latorraca, arquiteto e ex-diretor técnico do Museu da Casa Brasileira, e os professores Paulo César Garcez Marins e Maria Aparecida de Menezes Borrego, diretores do Museu Paulista, compartilharam suas perspectivas sobre as três ações fundamentais que guiam a exposição: sentar, guardar e dormir.

Giancarlo Latorraca trouxe à tona a importância de sentar, apresentando a evolução dos bancos, cadeiras e sofás e como esses móveis foram projetados em resposta às necessidades sociais de cada época. Já os professores Paulo e Maria Aparecida exploraram o conceito de dormir e guardar, discutindo as soluções que móveis como guarda-roupas, camas e cômodas oferecem para as práticas diárias.

A Exposição

A exposição, que fica em cartaz até 29 de setembro, apresenta um total de 159 móveis que datam de 16 a 21 séculos. Esses itens não apenas representam a funcionalidade, mas também o rico diálogo entre as heranças indígenas, portuguesas e afro-brasileiras, além das influências das diversas ondas de imigração que moldaram o Brasil.

As peças foram cuidadosamente selecionadas para estabelecer uma conversa entre os acervos dos dois museus, destacando a complementaridade dos objetos e sua relevância cultural. O uso de imagens dos móveis durante as apresentações ajudou a ilustrar como esses itens do cotidiano têm um significado profundo nas práticas e rituais sociais.

Um Espaço Acessível para Todos

O auditório do Museu do Ipiranga, um espaço acessível e climatizado, foi o cenário ideal para essa troca de ideias. O evento, que começou às 14h, promoveu um ambiente de interação, onde o público teve a oportunidade de fazer perguntas e aprofundar a discussão sobre a relação entre arte, cotidiano e a evolução do mobiliário no Brasil.

Reflexões Finais

O encontro "As artes do cotidiano: sentar, guardar, dormir" não apenas enriqueceu o conhecimento sobre o mobiliário brasileiro, mas também incentivou uma reflexão sobre como as práticas diárias são influenciadas pelo design e pela cultura material. O Museu do Ipiranga reafirma seu compromisso com a educação e a acessibilidade, permitindo que todos possam apreciar e compreender a riqueza da história brasileira.

Para aqueles que ainda não visitaram a exposição, a oportunidade de explorar esses móveis e suas histórias está disponível até o final de setembro. É uma chance imperdível de conectar-se com o passado e entender melhor nosso presente através dos objetos que nos cercam no dia a dia.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Tudo o que você precisa saber sobre a nova vacina de HPV nonavalente




Você sabia que a vacina HPV nonavalente pode ajudar a prevenir diferentes tipos de câncer e lesões pré-cancerosas causados pelo Papilomavírus Humano (HPV)?

Esse vírus é extremamente comum e pode infectar quase todas as pessoas sexualmente ativas com um ou mais de seus inúmeros tipos.

Os papilomavírus humanos são um grupo diversificado de vírus que podem acometer homens e mulheres, causando verrugas chamadas de condilomas na pele e nas genitais. Causam também lesões pré-cancerosas que podem evoluir para câncer em diferentes órgãos. A transmissão do vírus acontece principalmente por meio de relações sexuais, mas também é possível contrair o vírus pelo contato direto com a pele ou mucosa infectada.

A médica e diretor da Salus Imunizações, Dra. Marcela Rodrigues, comenta que a vacina HPV é uma importante aliada na prevenção de diferentes tipos de câncer, como o câncer de colo do útero nas mulheres e o câncer de pênis nos homens. Atualmente, existem duas vacinas contra HPV no Brasil: a vacina tetravalente, que protege contra quatro tipos de HPV, e a nova vacina HPV nonavalente, que protege contra nove tipos de HPV.

A Gardasil 9, como é chamada a vacina HPV nonavalente, previne cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus; lesões pré-cancerosas ou displásicas; verrugas genitais e infecções persistentes causadas por 9 tipos do papilomavírus humano (HPV): 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.

O esquema de doses da Vacina HPV nonavalente varia conforme a idade. Crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos devem tomar duas doses da vacina, com intervalo de seis meses entre elas. A partir dos 15 anos, são necessárias três doses para completar o esquema vacinal, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda. A terceira dose deve ser aplicada 6 meses após a primeira dose. Homens e mulheres até 45 anos podem tomar a vacina nonavalente do HPV sem prescrição médica. Após essa faixa etária, apenas com receita. A vacina nonavalente está disponível apenas na rede particular.


Quem já teve HPV pode tomar a vacina HPV nonavalente?

Sim, a Dra. Marcela Rodrigues explica que a vacina HPV é recomendada também para pessoas que já foram infectadas pelo HPV. Afinal, o imunizante confere proteção para os demais tipos de HPV, além do vírus com que o paciente foi infectado. Também existem diversos estudos que demonstraram redução significativa no risco de ocorrências recidivas de lesões vulvares, vaginais, cervicais e anais após a vacinação.

Quem já tomou a vacina HPV tetravalente pode tomar a vacina nonavalente?

Sim, mas deve ser respeitado o intervalo de 12 meses entre a última dose de HPV4 e o início do esquema de HPV9. Vale lembrar que, para garantir a proteção contra os 9 tipos de HPV contidos na Gardasil 9, deve-se fazer o esquema completo, com 2 ou 3 doses, conforme a faixa etária.

“A vacina HPV nonavalente pode ser encontrada em clínicas privadas de vacinação, como na Salus Imunizações, que oferece atendimento domiciliar. Não deixe de conversar com seu médico ou profissional de saúde de confiança para entender melhor sobre a vacina e se ela é indicada para você. A prevenção é sempre o melhor caminho para garantir uma vida saudável.” Finaliza a Dra. Marcela Rodrigues.

*Sobre a Salus Imunizações:*

A Salus Imunizações é uma clínica especializada em vacinação, comprometida em fornecer serviços de imunização de alta qualidade para proteger a saúde e o bem-estar de indivíduos de todas as idades. Com uma equipe experiente e dedicada, a Salus Imunizações oferece uma variedade de vacinas para prevenir uma ampla gama de doenças infecciosas. Nossa missão é promover a saúde pública e prevenir doenças através da imunização.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Espetáculo “Música para se ver, dança para se ouvir” combina sapateado, percussão e jazz em uma experiência única


No dia 27 de setembro, às 20h, o Souza Lima – Conservatório e Faculdade de Música será palco do espetáculo “Música para se ver, dança para se ouvir”, uma produção que promete levar o público a uma fusão envolvente de ritmos, dança e percussão. Com duração de 60 minutos, o show será conduzido pelos talentosos Chris Matallo e Jim Hamilton, além de contar com a participação especial da Cia de Ballet Marcia Lago e convidados.

O espetáculo traz uma proposta inovadora ao unir o sapateado americano, ritmos percussivos do candomblé brasileiro e a tradição do jazz. Mais do que uma simples apresentação de dança, os intérpretes tratam o corpo como um instrumento de percussão e utilizam os instrumentos musicais como uma extensão dos próprios movimentos, proporcionando uma experiência sensorial completa, onde o público poderá "ver" a música e "ouvir" a dança.

A parceria entre Chris Matallo e Jim Hamilton começou de forma simples em 2017, como um dueto de percussão e sapateado. No entanto, a colaboração rapidamente evoluiu para algo maior. Chris, que tem um extenso conhecimento do sapateado americano e do jazz, e Jim, com sua paixão e estudos sobre a percussão brasileira, uniram suas habilidades para criar peças performáticas originais e surpreendentes. Dessa união nasceu o projeto “B.r.U.s”, que mistura dança, percussão, saxofone e muita ação, elevando o sapateado a um novo patamar.

O espetáculo é uma oportunidade imperdível para quem aprecia a fusão de culturas, ritmos e movimentos, além de ser uma forma de celebrar as conexões profundas entre a música e a dança de diferentes tradições. Não perca!

Informações do evento:

  • Local: Souza Lima - Conservatório e Faculdade de Música
  • Endereço: Rua Maria Figueiredo, 560, Paraíso, São Paulo
  • Data: 27 de setembro
  • Horário: 20h
Ingressos a venda no Sympla: 

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Tiroteio em Vila Mariana Assusta Estudantes, Mas Não Deixa Feridos

Foto: Reprodução / TV Globo


Nesta quinta-feira (19), um tiroteio causou pânico na região da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, em frente a duas universidades. O incidente ocorreu por volta das 11 horas, quando dois assaltantes armados tentaram roubar um segurança de uma das instituições. Ao se recusar a entregar seus pertences, o segurança reagiu e disparou contra os criminosos, que imediatamente revidaram, gerando troca de tiros.

O confronto alarmou os estudantes que circulavam pelas proximidades, resultando em correria e tumulto, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. A Polícia Militar foi acionada rapidamente e, de acordo com testemunhas, diversas viaturas cercaram o local para garantir a segurança dos envolvidos.

Um policial militar da reserva, que estava no estacionamento do Centro Universitário Belas Artes, foi fundamental para frustrar o assalto. Ao perceber a ação dos criminosos, ele interveio e conseguiu impedir que o crime fosse concluído. Os suspeitos fugiram em uma das motos usadas durante a tentativa de assalto e, até o momento, não foram localizados.

O Globocop, da TV Globo, sobrevoou a área logo após os disparos e registrou a movimentação das viaturas em frente ao campus. Em nota oficial, a universidade informou que a rápida ação dos agentes de segurança garantiu a integridade de todos os presentes, e ressaltou que não houve vítimas no incidente. A grade horária das aulas continuou normalmente após o ocorrido.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) ainda está investigando o caso e procura pelos suspeitos que conseguiram fugir. As autoridades reforçaram a presença policial na região para garantir a tranquilidade dos moradores e frequentadores das universidades.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Eleições 2024 SP: Bate boca e bancaços - A pantomima dos candidatos que não sabem governar

 Candidatas roubam a cena com demonstrações de diálogo saudável e discussão de propostas para a cidade de São Paulo


Por: Claudia Souza


A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo em 2024 tem sido marcada por uma verdadeira mostra de amadorismo e falta de preparo. O palco dos debates, que deveria ser um espaço para discutir soluções para problemas reais como desemprego, moradia, saneamento básico, transporte e saúde, se tornou um teatro de ataques pessoais, ofensas infantis e provocações sem qualquer relevância para o eleitor.

Pablo Marçal parece ter abraçado o papel de um adolescente da quinta série, com seu comportamento provocativo e desrespeitoso. Ao invés de apresentar propostas coerentes para a cidade, prefere destilar ironias e ofender seus adversários. A postura de Marçal em nada se assemelha à de um líder capaz de administrar São Paulo, uma cidade que clama por soluções, não por mais divisões e brigas de playground.

Luiz Carlos Datena, por sua vez, é uma decepção política em todos os sentidos. Apresentador de televisão com apelo popular, entrou na campanha sem trazer uma única proposta que demonstre conhecimento real da máquina pública. Sua participação no debate foi tão vazia quanto sua plataforma de governo. Sem capacidade para argumentar, sucumbiu à provocação infantil de Marçal e protagonizou uma cena vergonhosa, quando, em um surto de fúria, agrediu o adversário com um banco. A cena ridícula fez até os eleitores mais desatentos sentirem o peso da vergonha alheia.

Ricardo Nunes, atual prefeito e candidato à reeleição, caminha no limbo da política e supostamente envolvido em acusações de ilicitudes, passa mais tempo tentando justificar a lisura de sua imagem do que discutindo o futuro da cidade. Sua estratégia de "passar pano" para suas possíveis falhas mostra um político mais preocupado em se salvar do que em salvar São Paulo. O discurso de que gerou moradia para milhares de pessoas se dissolve, ao depararmos com pessoas em situação de rua, morando em barracas de camping em plena avenida Paulista, o crescente número de pedintes em todos os bairros, e o aumento de viciados em drogas que surgiram do nada nos bairros da periferia. Como sabemos, o prefeito não circula a pé pelos bairros para ver de perto a sua real administração. A falta de vagas para um simples exame de pulmão na Santa Casa de Misericórdia é a prova real da 'melhoria na saúde'.

E aí temos Guilherme Boulos, que se vende como um pacifista. Mas, como esquecer que há poucos anos estava à frente de manifestações violentas, liderando o MST em invasões e tumultos? A imagem que tenta projetar hoje é pura hipocrisia, um esforço vazio de se descolar do passado que manchou sua trajetória política.

Enquanto isso, as candidatas Tabata Amaral e Marina Helena, em contraste, trouxeram ao debate a única amostra de seriedade e respeito. A troca de ideias entre elas demonstrou que é possível, sim, fazer política com elevação do discurso e respeito mútuo, centrando-se em propostas concretas e abordando os problemas com a seriedade que a maior cidade da América Latina merece. A postura dessas mulheres escancarou a infantilidade e falta de preparo dos homens que compartilham o palco eleitoral, homens que, ironicamente, acreditam merecer a confiança e o voto do paulistano.

A hora que Datena agride Pablo Marçal no debate Político da TV Cultura - 15/02/2024


O episódio lamentável do debate, onde Marçal e Datena roubaram os holofotes com uma pantomima grotesca, revela a falta de maturidade e a primariedade dos candidatos masculinos nesta corrida eleitoral. São homens que não têm a menor capacidade para gerir uma cidade complexa como São Paulo, seja pelas suas atitudes, seja pela ausência de propostas reais.

É uma vergonha que, em pleno 2024, tenhamos que ir às urnas, sem a segurança de um sistema auditável, para escolher o "menos pior" entre candidatos que mais se assemelham a caricaturas e memes, do que a líderes preparados. A cidade precisa de soluções, não de shows de vaidade e descontrole.

Estamos cansados de performances ridículas.

***

Adquira o meu novo livro e entenda o motivo de tantos políticos errados estarem no poder.


domingo, 15 de setembro de 2024

A Exclusão do ISS da base de cálculo do PIS e da COFINS pelo STF: Hora do empresário agir

Dr. Claudio Vestri


Cláudio Vestri, advogado da Ragazzi Advocacia e Consultoria

O sistema tributário brasileiro é complexo e a busca por justiça fiscal e redução de carga tributária tem gerado inúmeros embates judiciais. Uma dessas disputas, que ainda não foi resolvida, envolve a exclusão dos valores recebidos a título de ISS (Imposto Sobre Serviços) da base de cálculo das contribuições ao PIS (Programa de Integração Social) e à COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) pautou essa discussão para o próximo dia 28 de agosto. As expectativas são altas de que a exclusão do ISS será acolhida, especialmente após a decisão do STF de excluir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da base de cálculo das mesmas contribuições, em um caso amplamente conhecido como "a tese do século".

Embora o ISS e o ICMS sejam impostos diferentes, o raciocínio jurídico aplicado à exclusão do ICMS pode ser utilizado de forma similar para o ISS. Essa analogia fortalece a possibilidade de uma decisão favorável aos contribuintes.

Diante desse cenário, é crucial que os empresários adotem uma postura proativa. A recomendação é que as empresas ingressem com um Mandado de Segurança em primeiro grau, um tipo de ação judicial ágil e de menor custo e risco, para garantir a recuperação dos valores recolhidos indevidamente nos últimos cinco anos e evitar futuros recolhimentos com a inclusão do ISS.

O Mandado de Segurança é uma ferramenta eficaz para proteger os direitos dos contribuintes e garantir que não sejam prejudicados pela modulação de efeitos que pode ser imposta pelo STF. A modulação de efeitos é uma prática comum em decisões de grande impacto tributário, onde o STF pode limitar os efeitos retroativos de sua decisão para evitar um impacto financeiro significativo nos cofres públicos. Portanto, é vital que os empresários entrem com a ação antes da decisão final do Supremo, para garantir o direito de recuperar os valores pagos indevidamente.

A discussão sobre o tema é uma oportunidade única para as empresas se beneficiarem de um possível alívio tributário. A decisão do STF, se favorável, poderá representar uma mudança importante no cenário tributário brasileiro, proporcionando maior justiça fiscal e redução da carga tributária para as empresas prestadoras de serviços.

Para dúvidas sobre o quadro normativo-tributário, jurisprudencial e os efeitos práticos desta discussão, entre em contato pelo email contato@ragazzi.adv.br.

Claudio Vestri é advogado especialista no setor tributário e financeiro da Ragazzi Advocacia e Consultoria.

Maria Fernanda Villela lança o livro de poesias "Minuto Poético"


Hoje, na Patuscada Livraria e Café, no bairro de Pinheiros, aconteceu o emocionante lançamento de Minuto Poético pela editora Letras Virtuais, o primeiro livro da poetisa Maria Fernanda Villela, moradora da Vila Mariana. 

O evento reuniu amigos, leitores e amantes da poesia, que prestigiaram esse importante marco na carreira de Maria Fernanda. 

Com uma sensibilidade única, a autora compartilhou sua jornada de superação através da poesia, encantando todos com suas palavras. 

Um momento especial de celebração da arte e da força das palavras!


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Dona Déa e Paulo Gustavo (in memorian) são homenageados no festival de cinema de Barra do Piraí



Paulo Gustavo e Dona Déa. O ator, que faleceu de COVID-19 em 2021,
e sua mãe são os homenageados do 9º Festival Internacional Estudantil
de Cinema de Barra do Piraí (crédito: divulgação)


Natural de Barra do Piraí, Déa Lúcia, mais conhecida como Dona Déa, será homenageada junto com seu filho, o ator Paulo Gustavo, no 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí que ocorre entre os dias 9 e 15 de setembro. Eternizada em filmes da franquia “Minha mãe é uma peça”, dirigidos por Paulo Gustavo, e atualmente comentarista no programa Domingão do Huck, Dona Déa vai receber também uma placa que celebra seu filho no último dia do festival.

“Antes da pandemia, o festival ia homenagear Paulo Gustavo por sua atuação no cinema, mas infelizmente não conseguimos e ele acabou falecendo. Agora faremos duas homenagens que muito nos orgulham. Depois de dois anos sem realizar o evento, retornamos apoiados também pela Lei Paulo Gustavo. Assim será uma emoção reconhecer a importância dele para o cinema nacional e à Dona Déa, por sua ligação com a cidade”, comenta Roberto Monzo, diretor do Polo Audiovisual de Barra do Piraí e organizador do Festival.

O festival conta com atividades formativas e três mostras com 25 curtas-metragens desenvolvidos por jovens do Brasil, Dinamarca, Suíça e Espanha. Realizado desde 2010, o evento é conhecido carinhosamente como “Oscar Estudantil Brasileiro”. Um júri técnico vai avaliar e premiar as produções. São eles: Daniel Bauerfeldt, ator, produtor e músico; Hsu Chien, diretor de cinema e TV; Janet Duarte Rockenbach, produtora executiva e de elenco; Leonardo Edde, sócio-fundador da produtora Urca Filmes, presidente do SICAV e produtor de filmes como ‘Tropa de Elite’ e ‘Nosso Sonho’; Paula Barreto, produtora, roteirista e diretora; e Ricardo Favilla, produtor, roteirista, diretor e curador de diversos festivais de cinema.

O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo.

O FESTIVAL

O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí foi criado como desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, braço educacional do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. Iniciado em 2010, o evento tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infantojuvenil, através de imagens e histórias. Composto por três mostras: Competitiva Local, Competitiva Nacional e Internacional, proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado. Através deste projeto, o Polo Audiovisual de Barra do Piraí contribui para o desenvolvimento do cinema nacional, na medida em que forma plateia e revela talentos. O Festival é considerado carinhosamente o “Oscar Estudantil Brasileiro”. Em setembro de 2023, Barra do Piraí recebeu o título de ‘Cidade do Audiovisual’ através de uma Lei Estadual.

4ª edição do Projeto Contemporâneas Vivara apresenta instalações inéditas de Flávia Junqueira e reforça a conexão da joalheria com a arte

Créditos: Naiara Spina

A partir de 14 de setembro, o Parque Ibirapuera recebe obras imersivas na primeira exposição ao ar livre da artista

Com objetivo de fomentar e democratizar a arte brasileira, o projeto Contemporâneas Vivara retorna em 2024, em sua quarta edição com a Banca Galeria, desta vez sob a criatividade da renomada artista Flávia Junqueira. Em sua primeira exposição ao ar livre, a artista - conhecida por suas obras que mesclam o real e o fictício -, cria um caminho imersivo com oito trabalhos que evocam a magia dos circos antigos e a nostalgia de uma infância romântica, que estarão disponíveis para visitação a partir de 14 de setembro no Parque Ibirapuera.

Balões, espelhos e plataformas reflexivas, elementos icônicos do trabalho de Flávia Junqueira, criam uma narrativa espacial coesa e harmônica e brincam com escalas e cores, transportando o espectador para um universo imaginário onde o passado e o presente se encontram. “A Banca Galeria é composta de algumas instalações que trazem elementos que as pessoas conhecem no meu trabalho na fotografia, como os balões, por exemplo; as cores, muita cor; as escalas dos objetos, vamos também brincar muito com essas escalas. Trago também uma nostalgia da minha infância, de uma infância dos anos 90 e que talvez as crianças nem conheçam hoje em dia," comenta a artista.

Patrocinado pela Vivara, maior rede de joalheria da América Latina, e viabilizado por meio de Lei Federal de Incentivo à cultura, o Contemporâneas Vivara traz o foco para artistas femininas, além de utilizar espaços públicos de maneira criativa e inclusiva para disseminar a arte e a conexão por meio de experiências únicas e inspiradoras. "Há anos a arte e as joias são responsáveis por contar histórias e marcar memórias por meio dos traços, do design e do olhar de vanguarda. Por isso, estamos muito felizes em promover esse projeto verdadeiramente democrático, que eleva o imaginário de quem o visita e o convida a uma viagem e, ainda, dá luz a poética de artistas brasileiras”, ressalta Leonardo Bichara, Diretor de Marketing e Varejo da Vivara.

O projeto itinerante idealizado pela Tête-à-tête já visitou várias cidades brasileiras, ocupando fachadas de edifícios, parques públicos e ciclovias com obras de diversas artistas mulheres. “Comemoramos a quarta edição do projeto com novidades: Pela primeira vez um conjunto de oito obras tridimensionais de Flávia Junqueira outdoor e no Parque mais icônico de São Paulo, o Ibira. Assim, convidamos o público a um estado de presença tão próprio das crianças, a se conectarem com os sonhos e memórias”, comenta Stefania Dzwigalska, sócia da produtora Tête-à-Tête.

Serviço:
Contemporâneas Vivara - Banca Galeria por Flávia Junqueira
Local: Parque Ibirapuera – Jardim da Bienal
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-000
Abertura: 14/09/2024
Período expositivo: 14/09/2024 a 14/11/2024
Visitação: Horário de funcionamento do Parque Ibirapuera, das 17h às 23h, com monitoria das 10h às 
20h. Entrada gratuita

Sobre a Vivara
Fundada em 1962 como uma loja familiar, a Vivara em mais de 60 anos é a maior rede de joalherias da América Latina. Com um modelo de negócios integrado, a empresa desenha, cria, produz, comercializa e distribui seus produtos em todo o território nacional, por meio de rede de mais de 400 lojas, espalhadas por todas as regiões do Brasil e uma plataforma multicanal, que atende mais de 2.900 municípios.

Sobre a artista:

Nascida em São Paulo, Flávia Junqueira tem o universo visual da memória e a construção de um imaginário sobre este período da vida como inspiração e ponto de partida das suas criações, nas quais cenas do real e fictício, o físico e o alegórico, o presente e o passado, o adulto e a criança se unem e se conectam. A artista usa da fotografia e da cenografia em espaços arquitetônicos ou abertos, para criar uma atmosfera de fantasia que conversa com a realidade do ambiente. Os balões coloridos em suas obras são os protagonistas que sobem ao palco, seja ele qual for, na rua, no ar, na sala. Flávia Junqueira é representada pela Zipper Galeria no Brasil, pela Reiners Contemporary Art na Espanha, Unix Gallery em Nova York e pela Galeria VOSS na Alemanha, além da galeria Gilman Contemporary em Idaho, nos EUA.

Sobre a Tête-à-Tête

A Tête-à-Tête é uma produtora especializada na área cultural, apaixonada por pessoas, arte e pelo fazer multidisciplinar. Sempre colaborativamente, procuramos impactar públicos diversos, criando interconectividade e aproximando artistas, marcas, instituições e comunidades. Através de projetos culturais materializamos ideias e conectamos universos pois acreditamos na potência do movimento coletivo e na união criativa. O propósito da Tête-àTête é fomentar conversas, aproximar e mobilizar pontos de encontro, de troca e de reconhecimento.

domingo, 8 de setembro de 2024

É normal fazer sexo 50 vezes por semana, como Nicolas Prattes? Especialista João Borzino revela: "Comportamento compulsivo"

Médico clínico sexologista e terapeuta sexual João Borzino também falou sobre a média de atividade sexual dos brasileiros


Recentemente, Nicolas Prattes viralizou ao dizer que transa 50 vezes por semana com a namorada Sabrina Sato. Ele não foi o primeiro famoso. Naldo já disse que transava 37 vezes por semana e Deborah Secco dez vezes ao dia. Mas seria um número considerado normal?

"A média de atividade sexual dos brasileiros varia de acordo com diferentes estudos e pesquisas, mas uma referência comum é a pesquisa "Global Sex Survey" realizada pela Durex. De acordo com a pesquisa mais recente (2017), os brasileiros têm em média 2,7 relações sexuais por semana, o que posiciona o Brasil entre os países com maior frequência sexual", diz o Médico clínico sexologista e terapeuta sexual João Borzino.

Ele falou sobre o ranking:

"1 Grécia: Os gregos geralmente lideram a lista, com uma média de 164 relações sexuais por ano (cerca de 3 vezes por semana).

2 Brasil: Os brasileiros também estão entre os mais ativos sexualmente, com uma média de 2,7 vezes por semana, o que se traduz em aproximadamente 140 vezes por ano.

3 Rússia: Os russos também têm uma frequência sexual relativamente alta, com uma média de cerca de 143 vezes por ano.

4 Estados Unidos: A média nos Estados Unidos gira em torno de 1,2 vezes por semana, ou seja, aproximadamente 62 vezes por ano.

5 Japão: No Japão, a frequência tende a ser mais baixa, com uma média de apenas 45 vezes por ano (menos de uma vez por semana)".

O médico destaca que além disso, outros estudos revelam que fatores como a idade, a qualidade do relacionamento e o nível de saúde física e mental também podem influenciar essa média.

"Além da frequência, é importante destacar que a qualidade da vida sexual e a satisfação emocional são aspectos fundamentais para a saúde do relacionamento. A comunicação aberta entre parceiros é essencial para manter uma vida sexual saudável e satisfatória.

Como podem observar, a média dessas personalidades está muito além da geral. Mas como podemos analisar se está dentro da normalidade?"

"Vejamos o que a literatura nos pontua:“ satirismo refere-se à hiperatividade sexual masculina, ou seja, um desejo sexual extremamente elevado e persistente nos homens. Ele é o equivalente masculino da ninfomania, que se aplica às mulheres. O satirismo pode se manifestar em uma necessidade compulsiva por atividades sexuais, que pode interferir nas atividades diárias, relacionamentos e saúde mental.

O satirismo não é oficialmente reconhecido como um distúrbio separado em muitos manuais de diagnóstico psiquiátrico, como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). No entanto, é considerado um sintoma de problemas mais amplos, como o transtorno de hipersexualidade ou comportamentos sexuais compulsivos.

É importante diferenciar um desejo sexual saudável e ativo de um comportamento que é compulsivo ou prejudicial. Pessoas que acreditam que estão passando por esse tipo de situação devem procurar orientação de um profissional de saúde mental", completa.

Ele pontua que são médias diárias ou mensais que chegam a números que ultrapassam as relações anuais da maioria. Em outras palavras, essa quantidade fora da curva remete a um comportamento compulsivo".

Dr. João explica o que é a compulsividade que pode estar ligada a uma atividade sexual muito alta.

“A compulsividade refere-se a um comportamento repetitivo e irresistível, que uma pessoa sente a necessidade de realizar, mesmo que isso possa ser prejudicial ou desnecessário. Essa compulsão está frequentemente associada a ansiedade e, muitas vezes, é realizada para aliviar o desconforto emocional. As compulsões podem envolver várias áreas da vida, como alimentação, jogo, compras, sexo ou rituais obsessivos.

Alguns exemplos de transtornos relacionados à compulsividade incluem:

1. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Caracterizado por obsessões (pensamentos intrusivos e recorrentes) e compulsões (comportamentos repetitivos realizados para aliviar o estresse causado pelas obsessões).

2. Compulsão Alimentar: Um transtorno alimentar em que a pessoa sente a necessidade de comer em excesso, muitas vezes em um curto período de tempo, sem controle, mesmo quando não está com fome.

3. Compulsão por Compras: A pessoa sente uma necessidade constante de fazer compras, mesmo quando não precisa dos itens ou está ciente das consequências financeiras.

4. Compulsão Sexual: Um comportamento sexual excessivo e repetitivo que a pessoa não consegue controlar, muitas vezes prejudicando sua vida social, emocional e profissional.

A compulsividade, em geral, está associada a distúrbios de saúde mental e pode ter um impacto negativo significativo na vida de uma pessoa. O tratamento pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC), psicoterapia e, em alguns casos, medicação. Procurar ajuda profissional é fundamental para o manejo adequado desses comportamentos.”

Ele afirma que pode ser prejudicial sim, pois algo que se mostra tão insaciável traduz a tentativa de aliviar um sofrimento emocional. As consequências vem como prejuízo da saúde mental e relacional, física por trazer rico de gravidez indesejada, transmissão de ISTs, violência psíquica e física por traição, submissão e até abuso sexual"

Borzino diz que prejuízos financeiros também estão envolvidos. E elencou os exemplos:

"1. Gastos com Serviços Sexuais: Indivíduos com compulsão sexual podem gastar grandes quantias de dinheiro em serviços como prostituição, acompanhantes ou pornografia paga, muitas vezes comprometendo suas economias ou endividando-se.

2. Assinaturas e Conteúdo Online: O acesso a conteúdos pornográficos pagos, salas de bate-papo eróticas, webcams, e aplicativos pode resultar em despesas recorrentes.

3. Viagens e Presentes: Muitos acabam investindo em viagens ou presentes caros na tentativa de satisfazer seus impulsos sexuais, especialmente em casos de múltiplos parceiros ou encontros.

4. Processos Legais: A compulsão sexual pode levar a comportamentos que resultam em consequências legais, como processos por assédio, divórcios custosos ou acordos legais, o que também afeta diretamente a situação financeira.

5. Perda de Emprego: O comportamento compulsivo pode interferir no desempenho profissional, levando à perda de produtividade, faltas frequentes ou até demissão, impactando negativamente as finanças da pessoa".

Segundo o médico, a solução está no identificação, tratamento e gerenciamento de quem sofre de compulsão sexual.

"Para aqueles que sofrem de compulsão sexual e enfrentam problemas financeiros e sofrimento afetivo/relacionamental, é crucial procurar ajuda. Terapias, como a cognitivo-comportamental (TCC), são eficazes para tratar o transtorno, ajudando a pessoa a identificar e modificar os comportamentos compulsivos. Grupos de apoio e, em alguns casos, medicamentos podem ser recomendados.

Buscar orientação de um terapeuta sexual especializado capacitado em tratamento de vícios e gerenciamento financeiro também pode ser essencial para ajudar a pessoa a recuperar o controle sobre suas finanças e sua vida pessoal'.

Ainda de acordo com ele, a frequência ideal está diretamente relacionada à qualidade e não a quantidade. "Um par que tem um relacionamento saudável, terá predisposição a um bom proveito e gratificação com a intimidade. Lembremos que a sexualidade é um componente da energia vital do ser humano. Portanto, na qualidade de apetência, é fundamental que o estado emocional e afetivo de cada um esteja em equilíbrio para que a função sexual ande bem. A mesma coisa acontece com as demais apetências como fome ( apetite), sono, sede, necessidade de sociabilização entre outras. Quando o indivíduo se desequilibra emocionalmente ( seja por ansiedade, tristeza, angústia e etc), tudo tende a ficar fora do “prumo”: insônia, obesidade, anorexia, estafa e distúrbios sexuais acontecem".

Para manter a saúde mental é necessário incentivar o autoconhecimento, pontua João Borzino. "Só assim o ser humano vai encontrar o equilíbrio: reconhecendo seu lugar no mundo por respeitar suas apetências/necessidades inatas, atingindo assim o equilíbrio afetivo necessário alimentado pela verdadeira gratificação com a vida. Falo da VIDA REAL, e não da ilusão sobre uma vida ideal que vive a imensa maioria."

Unindo sonhos, música, vídeo e dança, Autoexame de Corpo de Delito estreia no dia 20 de setembro no TUSP

Com atuação e dramaturgia de Lucienne Guedes, encenação de Eliana Monteiro e músicas de Daniel Maudonnet, espetáculo leva à cena narrativas oníricas de Walter Benjamin e da própria dramaturga, além de canções originais

Foto: Mayra Azzi

Uma espécie de máquina de sonhar que cria uma cena política de encantamento, Autoexame de Corpo de Delito é uma experiência que explora o universo dos sonhos a partir da mistura de diferentes linguagens artísticas. O espetáculo tem sua temporada de estreia no TUSP – Teatro da USP, do Centro MariAntonia, de 20 de setembro a 27 de outubro, com sessões às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h.

A partir de ideia original e dramaturgia da atriz Lucienne Guedes, a montagem tem encenação de Eliana Monteiro. Em cena estão a própria atriz e o pianista Daniel Maudonnet, compositor das músicas originais.

No momento histórico em que vivemos, repletos de informações terríveis sobre as incessantes guerras, a destruição da natureza, as disputas por poder e o avanço de ideias autoritárias e extremistas, conseguir pensar de outras maneiras e ampliar o universo existencial virou necessidade de sobrevivência.

Para o neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, em seu livro O Oráculo da Noite, "o sonho acontece no alheamento da realidade para imaginar o que poderia ser”. Foi a partir dessa importância dos sonhos na elaboração do mundo, feita por todos nós durante a noite, que a dramaturgia se desenvolveu.

Também foi um desafio imaginar um tipo de espetáculo que fosse tão encantador quanto os sonhos são. A dramaturgia traz narrativas de sonhos que são alternadas com as canções, compostas especialmente para a peça.

Além dos sonhos escritos por Lucienne Guedes, foram escolhidos também alguns da obra do filósofo alemão Walter Benjamin. Ele viveu na Alemanha nos anos entre a Primeira e da Segunda Guerras Mundiais, num contexto de destruição que muito pode se assemelhar ao nosso, sobretudo quanto à dificuldade em vislumbrar tempos melhores.

As músicas têm autoria de Daniel Maudonnet e letras de Lucienne Guedes. Logo no início do processo de criação, a atriz e dramaturga convidou o músico para estruturar sonoramente o universo do espetáculo. O neurologista inglês Oliver Sacks, em seu livro Alucinações musicais, afirma que "nós, humanos, somos uma espécie musical, além de linguística”. Ele ainda explica que a música é, ao mesmo tempo, tão fácil de entender e tão inexplicável, e reproduz as emoções mais íntimas do nosso ser, mas sem a realidade e distantes da dor. Assim, sonhos e músicas, duas capacidades irmãs dos seres humanos, trabalham juntas na peça Autoexame de Corpo de Delito.

Para a diretora Eliana Monteiro, a peça é uma experiência criada para que as pessoas se conectem com seus próprios sonhos, de maneira coletiva, e então despertem para encarar a realidade. “Tentam tirar o nosso tempo de sono e, consequentemente, de sonho para que estejamos anestesiados, sem sentir ou compreender o que somos ou desejamos. Recompor o sonho como parte de nossa existência é demarcar os contornos daquilo que nos humaniza e não pode ser tolhido”, afirma a encenadora. Sem separação física entre a atriz, o pianista e o público, a sala de concertos do Centro MariAntonia - TUSP se torna um espaço imersivo e onírico.

A peça dá continuidade à parceria entre a encenadora e a atriz e dramaturga. Elas já trabalharam juntas em peças do Teatro da Vertigem e outras, como em A Última Palavra é a Penúltima 2.0 (2014), Enquanto Ela Dormia (2017) e Na Solidão dos Campos de Algodão (2022), entre outros trabalhos.

A equipe criativa tem ainda Aline Santini na iluminação, Bianca Turner nos vídeos, Claudia Schapira no figurino e Irupé Sarmiento na direção de movimento.

Sinopse

A peça é feita de narrativas de sonhos e de canções originais. Duas pessoas – a mulher que canta e o músico - são figuras de um mundo onírico, paralelo ao mundo real. Eles aparecem numa espécie de sala de concerto, transformando-a num espaço de fronteira entre a vigília e o sonho. O público, convidado a mergulhar em seus próprios sonhos, se dispõe em meio à música e a ação da atriz.

Ficha técnica

Dramaturgia e atuação: Lucienne Guedes
Encenação e espaço cênico: Eliana Monteiro
Piano, composição musical e arranjos: Daniel Maudonnet
Letras das músicas: Lucienne Guedes
Iluminação: Aline Santini
Vídeo: Bianca Turner
Direção de movimento: Irupé Sarmiento
Figurino: Claudia Schapira
Assistência de iluminação e operação de luz: Gabriela Ciancio
Operação de luz: Felipe Mendes
Engenharia de som: Filipe Magalhães

Design: Renan Marcondes
Fotografia: Mayra Azzi
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Redes sociais: Jorge Ferreira
Estagiaria no processo de criação: Bárbara Freitas
Assistência de produção: Renata Allucci e Sofia Marucci
Direção de produção: Leonardo Birche

Serviço

Autoexame de Corpo de Delito
Temporada: 20 de setembro a 27 de outubro*
Sextas-feiras e sábado, às 20h. Domingos, às 18h
*Sessões extra com interpretação em Libras: 3 e 17 de outubro
Teatro da USP | Centro MariAntonia - Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque
Ingressos: gratuitos, distribuídos 1h antes de cada sessão na bilheteria
Capacidade: 60 lugares
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Cineclube Marieta traz sessões de cinema comentadas em setembro!

Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente

Em setembro, o Cineclube Marieta exibe três grandes filmes no recém-inaugurado espaço Marieta Rocha, no Bixiga. As sessões acontecem nas noites de terça-feira, sempre às 19h30, com entrada gratuita e limitada a 50 pessoas. Prepare-se para curtir uma programação especial com filmes brasileiros e internacionais, acompanhada da famosa pipoca da casa!

Terruá Paraná

🗓 Programação:

  • 10/09: Bob Cuspe - Nós Não Gostamos de Gente (dir. Cesar Cabral) – Animação sobre o icônico personagem de Angeli em um deserto pós-apocalíptico.
  • 17/09: Terruá Pará (dir. Jorane Castro) – Documentário vencedor do In-Edit 2023 que mergulha na diversidade da música amazônica.
  • 24/09: Bosco (dir. Alicia Cano Menoni) – Documentário sobre uma pequena cidade italiana e a vida de seu avô emigrante no Uruguai.

Bosco



📍 Local: Marieta Rocha, Rua Rocha, 274, Bixiga
🎟 Entrada: Gratuita (50 lugares)
🔗 Confira mais no Instagram @projetomarieta

Venha curtir bons filmes e debater sobre cinema em um ambiente acolhedor e colaborativo! 🍿



Faculdade e Conservatório de Música Souza Lima Abre Inscrições para o Vestibular 2025





A Faculdade Souza Lima está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025. Estudantes interessados podem se inscrever para um dos programas de música mais prestigiados do Brasil, com avaliações presenciais marcadas para os dias 23 e 24 de novembro de 2024.

Com um curso de Bacharelado em Música reconhecido pelo MEC e nota máxima, a Souza Lima oferece infraestrutura de padrão internacional e uma formação musical diferenciada. O programa inclui aulas individuais de instrumentos e canto, ministradas por alguns dos músicos e instrumentistas mais renomados do país.

Além das aulas individuais, os alunos participam de uma ampla gama de disciplinas teóricas, práticas de banda e projetos musicais exclusivos. Um dos grandes diferenciais do Souza Lima é a possibilidade de transferência de créditos para a Berklee College of Music, uma das instituições de música contemporânea mais prestigiadas do mundo.

Para garantir sua vaga, preencha o formulário de inscrição no site da Faculdade Souza Lima, pague a taxa de inscrição de R$ 140,00 e envie o comprovante de pagamento para o e-mail faculdade@souzalima.com.br.

Não perca a chance de conquistar uma educação musical de excelência – inscreva-se agora e dê o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso na música!




Paraíso
Rua Maria Figueiredo, 560. Paraíso

Alphaville
Calçada das Magnólias, 65 - Alphaville Comercial

Moema
Alameda dos Nhambiquaras, 2021

Lençóis Paulistas
Rua Anita Garibaldi, 633, Centro

Tutóia
Loja de Piano e estúdio Rua Tutóia, 193. Paraíso