Paulo Gustavo e Dona Déa. O ator, que faleceu de COVID-19 em 2021,
e sua mãe são os homenageados do 9º Festival Internacional Estudantil
de Cinema de Barra do Piraí (crédito: divulgação)
Natural de Barra do Piraí, Déa Lúcia, mais conhecida como Dona Déa, será homenageada junto com seu filho, o ator Paulo Gustavo, no 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí que ocorre entre os dias 9 e 15 de setembro. Eternizada em filmes da franquia “Minha mãe é uma peça”, dirigidos por Paulo Gustavo, e atualmente comentarista no programa Domingão do Huck, Dona Déa vai receber também uma placa que celebra seu filho no último dia do festival.
“Antes da pandemia, o festival ia homenagear Paulo Gustavo por sua atuação no cinema, mas infelizmente não conseguimos e ele acabou falecendo. Agora faremos duas homenagens que muito nos orgulham. Depois de dois anos sem realizar o evento, retornamos apoiados também pela Lei Paulo Gustavo. Assim será uma emoção reconhecer a importância dele para o cinema nacional e à Dona Déa, por sua ligação com a cidade”, comenta Roberto Monzo, diretor do Polo Audiovisual de Barra do Piraí e organizador do Festival.
O festival conta com atividades formativas e três mostras com 25 curtas-metragens desenvolvidos por jovens do Brasil, Dinamarca, Suíça e Espanha. Realizado desde 2010, o evento é conhecido carinhosamente como “Oscar Estudantil Brasileiro”. Um júri técnico vai avaliar e premiar as produções. São eles: Daniel Bauerfeldt, ator, produtor e músico; Hsu Chien, diretor de cinema e TV; Janet Duarte Rockenbach, produtora executiva e de elenco; Leonardo Edde, sócio-fundador da produtora Urca Filmes, presidente do SICAV e produtor de filmes como ‘Tropa de Elite’ e ‘Nosso Sonho’; Paula Barreto, produtora, roteirista e diretora; e Ricardo Favilla, produtor, roteirista, diretor e curador de diversos festivais de cinema.
O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo.
O FESTIVAL
O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí foi criado como desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, braço educacional do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. Iniciado em 2010, o evento tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infantojuvenil, através de imagens e histórias. Composto por três mostras: Competitiva Local, Competitiva Nacional e Internacional, proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado. Através deste projeto, o Polo Audiovisual de Barra do Piraí contribui para o desenvolvimento do cinema nacional, na medida em que forma plateia e revela talentos. O Festival é considerado carinhosamente o “Oscar Estudantil Brasileiro”. Em setembro de 2023, Barra do Piraí recebeu o título de ‘Cidade do Audiovisual’ através de uma Lei Estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário