Fique por dentro...

sábado, 27 de julho de 2024

SUS - SP começa a distribuir medicamentos à base de Canabidiol

 


Distribuição gratuita será para pacientes diagnosticados com síndrome de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa, em 40 farmácias estaduais, mediante solicitação prévia


O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa a disponibilizar a partir desta semana produtos à base de canabidiol para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os itens serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa.

Para ter acesso ao produto, o paciente deve comparecer a uma das 40 Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) do Estado com o formulário de indicação preenchido pelo médico. Também deverão ser apresentados exames como eletroencefalograma, hemograma, creatinina e eletrólitos (cálcio, sódio, potássio e magnésio), bem como de transaminases glutâmico oxalacética (TGO) e pirúvica (TGP).

Para pacientes com complexo da esclerose tuberosa serão requeridos exames de imagem, como tomografia computadorizada de crânio ou ressonância magnética do encéfalo, todos acompanhados de laudo médico. Após os documentos chegarem à farmácia, eles serão enviados para análise da SES. Além disso, haverá um grupo de acompanhamento definido pela pasta.

A legislação sancionada pela Lei Estadual nº 17.618 em 31 de janeiro de 2023, até a sua implementação, passou pelo grupo de trabalho para discutirem sobre as indicações, definições, dispensação e regulamentação de produtos derivados de cannabis. Após todo o processo, a resolução foi publicada no dia 7 de maio em Diário Oficial do Estado (DOE), que apresentou as diretrizes e orientações para o acesso ao produto. A resolução pode ser acessada em: https://www.editoraroncarati.com.br/v2/Diario-Oficial/Diario-Oficial/RESOLUCAO-SS-SP-N%C2%BA-107-DE-07-05-2024.html

“Depois de uma extensa análise das informações existentes na literatura encontramos evidências suficientes para que se possa recomendar para alguns pacientes portadores dessas três condições clínicas (síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e para Esclerose Tuberosa) produtos derivados de cannabis, especificamente o canabidiol. A disponibilidade do Canabidiol no SUS Paulista beneficiará os pacientes afetados por essas condições clínicas”, afirma José Luiz Gomes do Amaral, assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde e médico coordenador da Comissão técnica de regulamentação da lei 17.618.


Como solicitar?



Entre no site: https://www.saude.sp.gov.br , utilize a função de busca e procure por "Canabidiol". Em seguida, clique em "Medicamentos", role a página para baixo e clique em "Produto de Canabidiol Para Fins Medicinais". Lá, você encontrará os formulários para o médico e o paciente, que, após estarem preenchidos, deverão ser entregues na Farmácia de Medicamento Especializado (FME) mais próxima.


Requisitos


- Os pacientes também precisam preencher alguns requisitos dispostos na resolução publicada no dia 7 de maio de 2024, são eles:

- Diagnóstico de epilepsias farmacorresistentes Síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e complexo da esclerose tuberosa, contempladas pelos CID-10: G40.4, e Q85.1;

- Refratariedade ao tratamento proposto no Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Epilepsia;

- Persistência de quatro crises epilépticas ou mais ao mês, apesar de utilização, em posologia adequada, de duas ou mais medicações propostas pelo PCDT (de maneira concomitante ou não), para alcançar o controle sustentado das crises, durante pelo menos três meses.

O canabidiol é contraindicado para dependentes químicos, grávidas, lactantes, crianças menores de 2 anos e pessoas com hipersensibilidade à algum componente da fórmula.


Em quais doenças o uso do canabidiol é indicado?

Síndrome de Dravet: é forma de epilepsia grave, caracterizada por crises febris do tipo clônica, generalizadas ou unilaterais, geralmente prolongadas durante o primeiro ano de vida, estado de mal epiléptico, crises de ausência e crises de espasmos entre 1 e 4 anos de vida. A partir do início das convulsões, ocorre atraso do desenvolvimento neuropsicomotor com deficiência

Síndrome de Lennox-Gastaut: é uma forma grave de epilepsia, caracterizada por diferentes tipos de crises epilépticas recorrentes (generalizadas ou focais, tônicas ou mioclônicas, atônicas), frequentemente associadas a deficiência intelectual. A síndrome é responsável por 2% a 3% das epilepsias da infância. Geralmente ocorre em crianças de 1 a 7 anos, principalmente na idade pré-escolar.

Complexo da Esclerose Tuberosa: é classificado como doença neurocutânea causada por disfunção genética de herança dominante em que tumores (geralmente hamartomas) afetam múltiplos órgãos, incluindo o sistema nervoso central. A doença é caracterizada por crises epilépticas, muitas vezes de início precoce, atraso ou regressão no neurodesenvolvimento e disfunções cognitivas, além de lesões de pele.

Confira aqui as Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) do Estado de São Paulo.

https://saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/fme_-_locais_de_dispensacao_12.06.2024.pdf



quarta-feira, 24 de julho de 2024

SESC recebe "Palco Giratório" com 20 atividades entre espetáculos




Sesc SP recebe a circulação da 26ª edição do Palco Giratório com 20 atividades entre espetáculos, bate-papos e oficinas, de 13 estados do Brasil e Distrito Federal

A programação acontece de 2 a 31 de agosto nas unidades 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Consolação, Ipiranga, Interlagos, Santana, Santo Amaro, Santo André e Vila Mariana - Capital e Grande São Paulo; e na unidade de Sorocaba - interior do estado.


Temas sobre musicalidade, intergeracionalidade, negritude, acessibilidade e inclusão integram a curadoria desta edição

O Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, chega ao Sesc SP no mês de agostos trazendo espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. A presente edição homenageia Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século.

Amir Haddad, tem 86 anos de vida e 66 de carreira. Dirigiu grandes nomes da arte brasileira, como Marieta Severo, Andreia Beltrão e Letícia Spiller e é o fundador do Grupo de Teatro Tá na Rua, com o qual se apresenta no circuito. A peça “Zaratustra: uma transvaloração dos valores” nasceu da relação de Haddad com o personagem Zaratustra escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche.

Maurício Tizumba é ator, compositor, cantor, multi-instrumentista, diretor musical e capitão de congado. Sua trajetória artística baseada no diálogo entre diversas linguagens e entre a arte e as manifestações populares tradicionais da cultura afro-brasileira. Tizumba vai se apresentar com “Herança”, que retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra.

Entre os destaques da circulação que chega ao Sesc SP está o espetáculo “Leci Brandão”, do Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), que será apresentado no Sesc Vila Mariana. O vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção, conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás. Já o Sesc Ipiranga, recebe o espetáculo Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo, do Núcleo Atmosfera (MA), que traz uma releitura sobre a vida e obra da primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil.

As crianças também são contempladas na presente edição: o Sesc 24 de Maio recebe a companhia Buia Teatro, de Manaus para apresentar ao público a opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, que refletem sobre temas como amizade, o diálogo com os pais e questões sobre consumismo e meio ambiente.

O circo também está presente com o espetáculo “Mar Acá”, do Grupo Locômbia Teatro de Andanças, formado por atores colombianos que vivem em Roraima. A montagem combina elementos da mitologia latino-americana para contar a aventura de um ser que habita a floresta. Este espetáculo acontece no Sesc Campo Limpo.

A convite da curadoria desta edição, em uma sessão exclusiva da programação do Palco Giratório em São Paulo, o Sesc Consoloção recebe no dia 29 de agosto o experimento cênico do Teatro Oficina Uzyna Uzona, O Charme da Morta, inspirado na obra “A Morta” de Oswald de Andrade.

Entre os trabalhos selecionados para a circulação em São Paulo, seis representam o Sul e Sudeste, dois o Centro-Oeste e seis o Norte e Nordeste. Cada espetáculo será apresentado em duas sessões, sendo que após uma das sessões acontece o “Pensamento Giratório”, um bate-papo com o público. Para esta edição, serão cinco: na unidade Bom Retiro, dia 3/8, após a apresentação de Abebé: O Reflexo do Corpo Preto nos Trinta Anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ; e dia 15/8, após a apresentação de Nuvem de Pássaros. No Sesc Campo Limpo, dia 24/8, após a apresentação de Mar Acá. Na unidade Santo Amaro, dia 14/8, após o espetáculo Alegria dos Náufragos. No Sesc Sorocaba, será no dia 24/8, após a apresentação de A Fábrica dos Ventos


Sobre o Palco Giratório

O Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.


PALCO GIRATÓRIO

De 02 a 31 de agosto
Mais informações em sescsp.org.br/palcogiratorio



Confira a programação:

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO

24 de Maio

Espetáculo
Cabelos Arrepiados
Com Buia Teatro (AM)

A opereta infantojuvenil conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir. Ao mesmo tempo que enfrentam os efeitos da privação de sono e de sonhos, elas refletem sobre temas como amizade, o diálogo com os pais e os perigos do consumismo e da destruição do meio ambiente. Dias 10 e 11/8. Sábado e domingo, 18h. GRÁTIS, com retirada de ingresso online a partir de 8/8, 17h. Livre

Intervenção
Desvio
Com Muovere Cia. de Dança (RS)

A dança-performance interage com motoristas e transeuntes que, impulsionados pelos estímulos dos performers, produzem movimentos coreográficos na rua. Dias 27 e 28/8. Terça e quarta, 16h. GRÁTIS. Livre. Na Praça Ramos de Azevedo.


Avenida Paulista
Espetáculo
Procedimento #6
Com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (MS)

Como criar um desaparecimento em um lugar onde o efêmero é um registro? Na tentativa de embaçar os limites entre o real e o imaginário, "PROCEDIMENTO #6" aciona dispositivos que articulam paisagens, onde a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo. Nos procedimentos, Jackeline Mourão e Reginaldo Borges redescobrem os vestígios do passado a partir dos gestos do presente. Dias 23 e 24/8. Sexta e sábado, 20h30. R$50 / R$25 / R$15. A partir de 12 anos. Acessibilidade: Audiodescrição.


Belenzinho
Espetáculo
Adobe
Com Luciana Caetano - Grupo Solo de Dança (GO)

O espetáculo enfoca raízes ancestrais das mulheres negras e seus valores perante a vida: da terra, fonte primária de todas as coisas, de onde provém seu sustento, sua estrutura. Das águas, plantas, do trabalho da comunidade e do Eu Divino. Dias 8 e 9/8. Quinta e sexta, 20h. Livre. R$50 / R$25 / R$15.

Espetáculo
O Equilibrista
Com Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas (DF)

Quais são as escolhas do coração que transformam um menino em um homem e um homem em um artista e criador? O palco é uma ilha onde o tempo não existe; as ruínas de um teatro incendiado, onde o tempo passou; a morada. Dias 21 e 22/8. Quarta e quinta, 20h. 12 anos. R$50 / R$25 / R$15.

Bom Retiro
Espetáculo
Abebé - O Reflexo do Corpo Preto nos Trinta Anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ
Com Grupo de Dança Afro Negra Ô (ES)
O grupo revisita a história que construiu em seus trinta anos de existência e apresenta, a partir do Abebé – o espelho de Oxum –, a multiplicidade carregada pelo corpo preto. Haverá bate-papo com o grupo no dia 3/8, após a apresentação. Dias 3 e 4/8. Sábado, 20h. Domingo, 18h. Livre. R$60 / R$30 /R$18

Espetáculo
Nuvem de Pássaros
Com Movidos Dança (RN)

Obra coreográfica que transita por vários processos de descobertas, desde o comportamento social na investigação das diferenças individuais, como na importância da coletividade na construção narrativa de um território. Haverá bate-papo com o grupo no dia 15/8, após a apresentação.

Dias 15 e 16/8. Quinta e sexta, 20h. 10 anos. R$60 / R$30 /R$18


Campo Limpo
Espetáculo
Mar Acá

Com Grupo Locômbia Teatro de Andanças (RR)
Combina elementos da mitologia latino-americana para contar a aventura do Lhamichu, ser que habita a floresta e se envolve com outros personagens: a Iara (Mãe Natureza), o monge, uma astuta raposa e o Curupira. Haverá bate-papo com o grupo no dia 24/8, após a apresentação.

Dias 24 e 25/8. Sábado e domingo, 16h. Livre. GRÁTIS. Ingressos 1h antes


Consolação
Cortejo
O Charme da Morta

Com Com Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona (SP)
Experimento cênico investigativo com inspiração no enigma de "A Morta", obra do poeta Oswald de Andrade. Dia 29/8. Quinta, 19h. GRÁTIS. 14 anos

Espetáculo
Zaratustra: Uma Transvaloração dos Valores
Com Grupo Tá na Rua (RJ). Direção Amir Haddad

A afirmação do instante, do corpo, da necessidade de uma vida ousada e corajosa e de um humano forte, com os pés fincados na terra, capaz de realizar os mais altos voos. Dias 30 e 31/8. Sexta e sábado, 20h. Livre. R$60 / R$30 /R$18

Oficina
Desiniciação Teatral
Com Amir Haddad e Grupo Tá na Rua (RJ)

A partir de elementos teatrais, a atividade aviva a memória do corpo brasileiro, desenvolve raciocínio e reflexão sobre o uso do espaço, relação com o outro, expressividade, gesto poético, tempo da vida e criação de um coletivo de trabalho. Dia 31/8. Sábado, 13h às 16h. GRÁTIS | Inscrições de 27 a 30/8. A partir de 18 anos


Interlagos
Espetáculo
Mundos: Uma Viagem Musical pela Infância dos Cinco Continentes
Com Grupo Maria Cutia (MG)
Acompanhados por banda ao vivo, o elenco canta e brinca com canções populares de sete países, numa atmosfera de sonho e poesia. A linguagem da palhaçaria também se faz presente. Dias 17 e 18/8. Sábado e domingo, 15h. Livre. GRÁTIS Acessibilidade: Libras.



Ipiranga
Espetáculo
Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo

Com Núcleo Atmosfera (MA)

Releitura sobre a vida e a obra da primeira mulher a escrever um romance no Brasil. Dias 20 e 21/8. Terça e quarta, 20h. 12 anos. R$60 / R$30 /R$18


Espetáculo
Circo de Los Pies
Com La Luna Cia. de Teatro (SC)

Asmeline é uma palhaça com pés e pernas diferentes. Pezão e Pezinho dividem o mesmo corpo e assumem as características de figuras da palhaçaria clássica, o “branco” (aristocrata que encarna a figura de poder) e o “augusto” (extravagante, provocador). Dias 30 e 31/8. Sexta e sábado, 20h. Livre. R$60 / R$30 /R$18. Acessibilidade: Audiodescrição.

Oficina
Manual para Corpos Rebeldes
Com La Luna Cia. de Teatro (SC)

O universo da palhaçaria e o contato com o próprio corpo e suas singularidades, descobrindo, por meio de suas potências e limitações, um caminho para a construção de processos criativos. Com La Luna Cia. de Teatro. Dia 31/8. Sábado, 14h às 18h. 12 anos. GRÁTIS com retirada de Ingresso 30 minutos antes.


Santana
Espetáculo
Herança
Com Cia. Burlantins (MG). Direção Grace Passô

Espetáculo cênico-musical sobre a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Comemora 50 anos de carreira do ícone da cultura afro-mineira Maurício Tizumba. Escava histórias íntimas enquanto mira África como se olhasse num espelho. Dias 10 e 11/8. Sábado, 20h. Domingo, 18h. Livre. GRÁTIS, com retirada de ingresso online a partir de 8/8, 17h.

Bate-papo
Pensamento Giratório: Espetáculo “Herança”
Com Cia. Burlantins (MG)
Júlia Tizumba apresenta vida e obra de seu pai, Maurício Tizumba, em diálogo com as noções de Teatro Negro discutidas na atualidade. No encontro, pai e filha performam e refletem sobre as performances pretas.
Dia 11/8. Domingo, 15h às 16h. 12 anos. GRÁTIS.


Santo Amaro
Espetáculo
Alegria de Náufragos
Grupo Ser Tão Teatro (PB)

Com um currículo impecável, reconhecido em seu trabalho e família constituída, o professor Nicolai Stiepánovitch poderia ser tomado como um exemplo de vida. Mas, gradativamente, esse “homem de bem” é submetido a um doloroso processo de falência interior. Com Haverá bate-papo com o grupo no dia 14/8, após a apresentação. Dias 13 e 14/8. Terça e quarta, 20h. 16 anos. R$40 / R$20 / R$12


Santo André
Espetáculo
Quatro Luas
Com O Bando Coletivo de Teatro (PE)

Apresentação teatral para infância com formas animadas e música ao vivo, inspirada no universo do escritor espanhol Federico Garcia Lorca. Dias 17 e 18/8. Sábado e domingo, 16h. Livre. R$40 / R$20 / R$12

Vila Mariana

Espetáculo
Leci Brandão: Na Palma da Mão
Com Lapilar Produções Artísticas (RJ). Direção de Luiz Antonio Pilar

Musical conta a trajetória de Leci Brandão a partir das histórias de seus orixás e por meio do doce olhar de sua mãe. O caminho trilhado pela artista é mostrado em cena ao som de sucessos como “Isso é Fundo de Quintal” e “Zé do Caroço”. De 2 a 4/8. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h. 14 anos. R$60 / R$30 / R$18. Acessibilidade: Libras no dia 3/8.


INTERIOR


Sorocaba
Espetáculo
A Fábrica dos Ventos
Com Trupe da Lona Preta (SP)

Um reino onde a vida gira em torno das bexigas. Com dificuldades de respiração e locomoção, o povo trabalha enchendo as bexigas, sobrevivem vendendo a única coisa que lhes resta, o sopro vital. Haverá bate-papo sobre o espetáculo no dia 24, às 21h.

Dias 24 e 25/8. Sábado, 20h. Domingo, 16h. Livre. R$40 / R$20 / R$12

terça-feira, 16 de julho de 2024

Vem aí o Bazar das Bruxas!!!




Evento, que acontece no dia 4, conta com 100 expositores esotéricos, apresentações de dança, oraculistas e performances
Já pensou participar de um evento gratuito cheio de magia do universo da bruxaria? No dia 4 de agosto, a Avenida Paulista vai receber pela primeira vez o Bazar das Bruxas, que está em sua 14ª edição, com o especial Conto de Fadas.
Segundo os organizadores, é um evento em prol da liberdade espiritual, em que os espiritualistas de todo Brasil se encontram em um dia mágico. O bazar conta com 100 expositores esotéricos, apresentações de dança, oraculistas e performances.
Nesta edição haverá, o especial concurso de melhor fantasia de contos de fadas com direito a prêmios!
Acompanhe todas as informações pelo instagram: @obazardasbruxas e participe deste evento mágico!
Entrada Gratuita!
🧚🏻‍♀️ Quando: 4 de Agosto de 2024
✨ Hora: das 11h às 20h
🔮 Onde: Clube Homs | Av. Paulista 735
🌟 6 min do estação Brigadeiro